top of page

MISSÃO

Nossas reportagens e conteúdos são elaborados a partir de um olhar inclusivo, plural e social sobre os temas de patrimônio cultural e conservação ambiental.

 

Nossa missão é mostrar as manifestações artísticas, as comunidades tradicionais, a arte brasileira, as iniciativas de sustentabilidade que podem ser replicadas.

O que fazemos: reportagens, séries, documentários, podcasts.

Sobre Nós Patrimônio Histórico_edited
Sobre Nós Meio Ambiente_edited
Tiradentes anoitecendo
Tacho de Cobre_edited_edited_edited
image

MANIFESTO

Preserva vem de preservar, que significa cuidar, proteger, garantir a continuidade, resguardar. Mas preserva vai além da conjugação de um verbo: é um convite. Sem renovar o nosso olhar e nossa ação no mundo, não há como continuar.

 

Por isso, escolhemos contar histórias que possam revigorar nossa compreensão sobre dois temas centrais nessa região do Brasil: o patrimônio cultural e a conservação ambiental.

 

Estamos em Minas Gerais. O site do Instituto Projeto Preserva é uma plataforma de conteúdos que nasce num estado onde esses temas não podem ser ignorados e devem ser abordados sob uma perspectiva inovadora.

 

Queremos contar histórias que valorizem os diferentes saberes, as manifestações artísticas e o patrimônio cultural dos centros ou periferias, dos lugares urbanos ou remotos, compreendendo a cultura em sua forma mais ampla e diversa. Entendemos que essas histórias precisam ser revistas por uma perspectiva que faça novas perguntas a partir de um olhar decolonial e antirracista.

 

Queremos contar histórias sobre a conservação ambiental porque reconhecemos as mudanças climáticas e a urgência em mostrar projetos que ofereçam soluções. Ideias que podem ser replicadas ou servir de inspiração para uma nova forma de agir no mundo.

O Projeto Preserva é também uma plataforma de jornalismo de solução. Acreditamos que as pessoas são agentes de transformação e, ao espalhar essas histórias, queremos inspirar, instigar, refletir. Semear.

E quem somos nós? Somos documentaristas e jornalistas com mais de 20 anos de carreira na imprensa, especialmente na TV Globo. Atuamos como repórteres e editores locais e de rede nacional e acumulamos vasta experiência na produção e edição de reportagens. 

Identificamos que não há um olhar sistemático dedicado aos temas que defendemos. Temos valores claros: como jornalistas, acreditamos que a cultura deve ser valorizada; o meio ambiente deve ser cuidado; e que as comunidades tradicionais devem ter seus modos de vida respeitados.

Queremos expandir progressivamente essa cobertura para além das divisas de Minas Gerais. Por isso, seu apoio é fundamental. Estamos abertos a parcerias, colaborações, para formar uma rede ampla em torno dos patrimônios material, imaterial e ambiental.

Para nós, contar histórias é espalhar novos imaginários. Novos imaginários são sementes para novas realidades, novas formas de ser e estar num mundo que se desenvolve, se transforma e, por isso, preserva.

 

Juliana Perdigão, Odilon Amaral

VALORES

Defendemos os direitos humanos e o acesso à informação de qualidade.

Prezamos pela independência editorial para o exercício da produção de um conteúdo comprometido com os fatos e com a ciência.

 

Valorizamos a apuração criteriosa, a escolha de fontes de respaldo, o cruzamento de dados e o olhar inovador para uma abordagem diversa e plural sobre cada tema.

 

Compreendemos a produção de conteúdo sobre os patrimônios ambientais e culturais do Brasil como elementos-chave para promover o respeito às comunidades tradicionais, ao meio ambiente e à cultura brasileira, fatores fundamentais para o desenvolvimento.

 

Acreditamos num ambiente corporativo baseado na ética e ainda: na igualdade, na inclusão e na diversidade.

bottom of page