top of page

Séries Documentais

O Projeto Preserva viaja para mostrar exemplos de sustentabilidade, preservação ambiental e também cultural. As descobertas da ciência para os principais problemas do meio ambiente, as iniciativas de conservação de recursos que já estão dando certo, os projetos bem-sucedidos de sustentabilidade.

 

As soluções que podem indicar caminhos futuros são temas das nossas séries. Reconhecemos, contudo, que muito do conhecimento sobre sistemas agroflorestais, uso da água, do solo, entre outros, já eram feitos por comunidades que há muito habitam nossos biomas. Por isso, a primeira série do Projeto Preserva não poderia ser outra: Saberes Ancestrais.

Saberes Ancestrais

A série "Saberes Ancestrais" documenta a arte popular produzida em comunidades que usam a matéria-prima local. 

Nesta primeira temporada, visitamos comunidades e mostramos a arte mineira. Há regiões que se dedicam à cerâmica, outras à escultura, à cestaria. Em cada lugar, um tipo de matéria prima se destaca. Os artistas preservam saberes ancestrais e geram renda nos locais onde vivem.

A salvaguarda desses saberes, do patrimônio e a sustentabilidade das comunidades estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A primeira edição da série tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG (C.A.: 2018.13602.0157) e patrocínio da Cemig.

bottom of page