Na nossa última coluna de 2024, decidimos fazer como na última edição do ano da newsletter do Projeto Preserva, a “Veredas”: vamos evitar retrospectivas porque é hora de olhar para frente e agir.
O que já está sendo feito para reduzir os impactos da crise climática que estamos vivendo? Essa pergunta nos levou a procurar pelos projetos que já existem e que oferecem soluções para os mais diversos tipos de problemas ambientais das cidades e comunidades. Essas ideias podem inspirar gestores públicos e privados e servirem de guia. Por isso criamos um Mapa de Soluções Ambientais.
A ciência já apontou o que pode ser considerado como solução para a crise climática. Para além da urgente renovação da matriz energética e do fim combustíveis fósseis, iniciativas como a restauração ambiental, a agroecologia, construções verdes, conservação e proteção de florestas também fazem parte das conclusões do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que reúne 278 cientistas do mundo.
Mas encontrar esses projetos foi um grande desafio desde que criamos o Projeto Preserva. Sabemos da existência das grandes iniciativas, algumas abraçadas por grandes corporações ou pessoas com muita visibilidade e, essas, sim, são muito divulgadas. Há, inclusive, que se ter cuidado para evitar os projetos que são os famosos greenwashing, que não passam de marketing.
A maior dificuldade é que muitas iniciativas locais não são conhecidas. É preciso garimpar nas cidades, nas comunidades, no meio científico. Encontramos comunidades que se uniram para transformar um antigo pasto em horta agroecológica, uma associação comunitária que recuperou uma área de ocupação irregular com replantio, pesquisadores que restauram nascentes. É tão satisfatório encontrar essas soluções, que só podemos desejar democratizar todas essas informações.
A criação do Mapa recebeu um prêmio do programa Google News Initiative (GNI), como uma das cinco iniciativas escolhidas em todo o país. O recurso recebido possibilitou o desenvolvimento inicial do Mapa.
Começamos a indexar os projetos em Minas Gerais, mas a meta é mapear todo o Brasil. O principal objetivo é possibilitar que essas iniciativas sejam facilmente localizadas e encontrem financiamentos e parcerias para continuarem existindo.
Algumas iniciativas já estão no Mapa, que pode ser encontrado clicando neste link . E um dos grandes esforços do Projeto Preserva em 2025 será encontrar mais iniciativas para serem anexadas e divulgadas. Você que nos lê aqui, pode ajudar: há canal no Mapa para receber sugestões de projetos. Cada indicação passa por uma criteriosa verificação antes de ser aprovada e publicada.
Que este seja também um mapa da esperança e que nos impulsione a acreditar num 2025 com mais soluções para o meio ambiente. Um futuro menos cinzento e mais verde para todos nós.