O site do Projeto Preserva recebeu na quinta-feira (27/02/2025) o selo do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo – depois de avaliado pelo Programa de Indicadores de Compromissos com o Público do Atlas da Notícia.
Esta é mais uma importante marca do Preserva, que comprova o compromisso de informar com qualidade, responsabilidade e transparência.
O programa avalia indicadores como “Princípios Editoriais”, “Transparência de Financiamento”, “Política de Privacidade”, entre outros. Para obter o selo, é necessário estar em conformidade com oito de 11 itens. O Preserva atende a 10 deles. O décimo primeiro, “Acessibilidade”, é o único processo que o Preserva ainda não finalizou para cumprir todos os requisitos avaliados pelo Projor.
Segundo o site do Atlas da Notícia, o Programa de Indicadores de Compromissos com o Público acrescenta “uma camada de verificação aos sites de notícias listados no Atlas e pretende ser uma referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, anunciantes, financiadores e audiências”.
Cada organização contemplada com o selo tem uma página no Atlas da Notícia com a relação dos indicadores com os quais tem conformidade e outros dados do veículo que constam da base do Atlas. Veja aqui a página do Projeto Preserva.
O Projor é uma entidade civil sem fins lucrativos não-governamental, criada pelo jornalista Alberto Dines em parceria com o Labjor da Unicamp, em abril de 2002.