top of page

Primeira temporada do Projeto Preserva já está definida

Atualizado: 8 de out. de 2023

O Projeto Preserva nasceu para documentar os saberes, as artes, os lugares e modos de fazer em todo o Brasil. Na primeira temporada, vamos começar falando de tudo aquilo que expressa a cultura de cada pequeno lugar, em Minas Gerais.


Nossa equipe vai catalogar e mostrar as diferentes manifestações definidas pela UNESCO como patrimônio imaterial, ou seja:


“as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." (UNESCO, 2006)




O Projeto Preserva vai, então, em busca de ofícios como a cestaria, a cerâmica, a tecelagem, os modos de fazer, como o do queijo artesanal, e todo o estoque de técnicas e tradições que formam a identidade dos mais variados grupos e comunidades. Tudo isso também é parte do que chamamos de diversidade cultural. A valorização dessa diversidade contribui para o respeito às diferentes culturas e identidades.


Diga pra gente: qual lugar você gostaria de ver o Projeto Preserva visitar?

Comments


Commenting has been turned off.
Post: Blog2_Post
Veja também:
bottom of page