top of page

O que é o Dia da Sobrecarga da Terra?

Atualizado: 8 de out. de 2023

É o dia em que chega a conta do ano. Em 28 de julho, o planeta entrou no cheque especial: levamos menos de 8 meses para consumir os recursos renováveis da Terra previstos para 2022. Por isso, a mensagem do Earth Overshoot Day se espalhou nos feeds de todo o mundo.


O cálculo é feito pela a ONG Global Footprint Network a partir dos dados de consumo e de pegada de carbono gerados por 200 países. Em seu site, a ONG explica que a data é uma estimativa, mas que o método científico de cálculo mostra uma tendência consistente de estouro no orçamento ambiental:


“É uma dívida ecológica, e os juros que estamos pagando por essa dívida crescente – escassez de alimentos, erosão do solo e acúmulo de CO₂ em nossa atmosfera – vêm com custos humanos e monetários devastadores.”


As possíveis soluções


É inegável que cada um de nós, individualmente, pode e deve fazer uma revisão nos modos de consumo, mas segundo a Footprint Network, o maior potencial de impacto em larga escala “está nos governos e empresas que alinham suas políticas e estratégias com a realidade do nosso planeta finito.”


A Footprint Network faz aqui uma seleção das ações que podem ser adotadas por empresas e governos nas mais diversas áreas da vida: a alimentação, a energia, o transporte, a construção, a moda são apenas alguns da lista. Vale a pena ver o mapeamento das possíveis soluções e dos exemplos de lugares onde a sustentabilidade já é real.




Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
Post: Blog2_Post
Veja também:
bottom of page